Jesus, Manso e Humilde de Coração, Fazei nosso coração semelhante ao Vosso!

segunda-feira, 29 de agosto de 2011

Jornada Mundial da Juventude - Eu fui!

 A Jornada Mundial da Juventude é o grande encontro global de jovens com o Papa que se realiza cada três anos num lugar do mundo. Desta vez se realizou em Madrid, de 16 a 21 de Agosto de 2011.
Ela reúne milhares de jovens do mundo todo para celebrar e aprender sobre a fé católica e para construir pontes de amizade e esperança entre continentes, povos e culturas.

 A Jornada Mundial da Juventude é uma festa da alegria. O entusiasmo e o caráter juvenil se manifestam na JMJ por meio da dança, da música e das diversas manifestações artísticas pelas ruas e nos lugares dos encontros, sejam espontâneas ou organizadas: é uma festa da coexistência pacífica de muitas nações. A JMJ é uma festa da união acima das barreiras do idioma e da cultura, e, por isso, uma expressão da certeza de que Deus trará para a humanidade uma nova época, da justiça e da paz.

 Nossa paróquia esteve presente através da jovem Camila Estrela, que nos conta um pouco de sua experiência:

É com muita alegria que escrevo sobre minha experiência de participação na Jornada Mundial da Juventude deste ano que se deu na Espanha em Madri.
Primeiramente esta viagem representa mais um milagre vindo das mãos misericordiosas de Jesus em minha vida. Louvo a Deus por todos aqueles que oraram e torceram para que eu participasse desta Jornada!
Estar em um país estrangeiro, longe de casa, dos amigos, do namorado, enfim do mundo habitual do qual estou acostumada foi inicialmente o início de um conjunto de sensações inéditas experimentadas ao longo dos onze dias que estive em Madri.
A dificuldade de entender o espanhol, de se locomover, o calor, dormir com mais de duzentas meninas italianas e francesas com hábitos completamente diferentes, dormir todos os dias às duas da manhã e acordar às sete para tomar banho num banheiro um pouco mais vazio para agüentar o forte calor, sabendo que o mesmo apenas se daria novamente à noite... Nada disso superou o carinho de Deus em todos os momentos!
Que amor que me constrangeu todos os dias, no esforço dos espanhóis para compreenderem o português no colégio em que ficamos e nos bares para explicarem o que era a comida do cardápio, no simples gesto das crianças borrifando água em nós peregrinos que caminhávamos 3km para a vigília debaixo de um sol escaldante, no dividir a água com irmãos de outros países, em ter alguém para partilhar o dia e um gesto para diminuir a saudade encontrado no sorrido de um novo irmão que se conhecia.
A experiência de ver e fazer parte de uma multidão que gritava “Benedicto!!!” e “Esta es la juventude del papa!!!” Não teve preço! Sentir o coração apertado de emoção por fazer parte da igreja de Cristo e ter Pedro agora na pessoa de Bento XVI falando em português foi demais!
Ao ouvir nosso querido papa dizendo que deixássemos que a Palavra entrasse e criasse raízes em nossos corações, sobre a qual deveríamos edificar nossa vida na qual deveríamos nos amparar mutuamente na fé e que temos necessidade da Igreja e ela de nós, foi possível entender o grande mistério de Cristo que nos escolhe para que Ele continue entre nós.
Se perder do grupo e no meio de uma multidão encontrá-lo novamente, se virar falando inglês, encontrar brasileiros que nos explicaram onde era o restaurante brasileiro que tinha “feijão”, louvar a Deus por todo o cansaço e por comer quase todos os dias no Mc’Donalds foram acontecimentos simples em que Ele sempre esteve presente.
Espero que toda aquela multidão, assim como eu, estejamos mais “enraizados e edificada em Cristo e firmes na fé” Pois nada teria sentido se este não fosse o verdadeiro fruto desta Jornada, contemplar Jesus nos rostos de vários países foi importante para ver que Ele está em toda parte, na medida em que ouvimos e respondemos ao Seu chamado.
Com o vento forte da vigília juntamente com a chuva do dia do show da Vitória na praça Madri Rio pudemos sentir Pentecostes, além da interação e do louvor único erguido a Jesus, mestre e Senhor.
Para mim a JMJ 2011 foi mais que uma viagem a Madri, foi encontrar com Jesus em cada esquina, acordar com ele todas as manhãs e vê-lo em cada situação. A experiência de Pentecostes se realizou não apenas porque pedimos cantando “chuva de graças”, mas porque o próprio Senhor da graça esteve conosco, rindo, cantando, falando, caminhando e dormindo junto a nós todos os dias!

Nenhum comentário:

Postar um comentário