Jesus, Manso e Humilde de Coração, Fazei nosso coração semelhante ao Vosso!

segunda-feira, 15 de agosto de 2011

Família: Ideia genial de Deus



Na paternidade de Deus e na maternidade de Nossa Senhora, os irmãos se encontram e celebram a fé. Na família, criada e santificada pelo Senhor, a vida é gerada e encontra o seu ninho de amor e proteção. Na figura do pai e da mãe, a natureza humana é formada em equilíbrio para cumprir a missão sonhada por Deus. Dentro das celebrações da Semana Nacional da Família, que acontecerá até o próximo sábado, dia 20 de agosto, continuamos a refletir sobre a importância da família para o bem da sociedade. Confira a entrevista com o Bispo Emérito de Nova Friburgo, Dom Rafael Llano Cifuentes, que durante muitos anos foi o presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Vida e a Família da CNBB.




Testemunho de Fé - O que representa a família para a sociedade?
Dom Rafael - A família é a célula básica da sociedade. Se a sociedade está doente, é porque a família está doente. O homem nasce, cresce e aprende o sentido do amor em uma família. Os homens se habitam e se santificam em uma família. A família é como a fonte energética de todos os homens, e uma série de fenômenos negativos que ocorre na sociedade é em decorrência de famílias mal estruturadas. A família é a primeira educadora, e a Igreja é um complemento. Na Igreja doméstica não está o Santíssimo Sacramento, mas é nela que a criança aprende a verdade.


TF - Como o senhor vê os problemas da violência e das drogas nas famílias de hoje?
Dom Rafael - Esses problemas são sintomas de uma doença mais profunda na sociedade: narcotráfico, violência e drogas. Essas pessoas não são más, lhes falta um sentido da vida e do amor. São pessoas que estão à procura da felicidade, e como não encontram a felicidade verdadeira, acham que vão encontrar nas drogas e até mesmo na liberação sexual. Nós, quando nos relacionamos com Deus, sentimos uma grande felicidade, e essa vida mística é como um pedaço de Céu, é como saborear uma felicidade eterna para lavar a alma. Isso é o que eles pretendem com a droga, mas não conseguem.


TF - Os modelos de famílias dependem de cada época?
Dom Rafael - Essa teoria é história para justificar determinadas situações. Deus criou o homem e a mulher à sua imagem e semelhança; a origem do homem está na origem da própria criação. A união do homem e da mulher é natural; quem quer inventar outra coisa é porque quer desviar a atenção. Uma família formada por duas pessoas do mesmo sexo é anormal, não é um modelo familiar. Isso não é uma família, isso não é matrimônio. A família é que deve dar a orientação sexual aos filhos, e não o Estado querendo impor um modelo de orientação sexual inventado por eles.


TF - E em relação aos filhos desse tipo de relação. Como eles ficam?
Dom Rafael - Este é um grave problema. Imagina na escola quando a professora pede para falar com a mãe da criança, e ela diz que não tem mãe porque seu pai vive com outro homem. Os filhos devem ter pai e mãe, não podem ter dois pais e duas mães. Não entro no mérito da relação jurídica, mas isso não pode ser considerado um modelo familiar, isso não é uma família, isso não é matrimônio para fazer contratos. O Estado quer impor um determinado modelo sexual nas escolas; está deturpando o direito primário que tem uma família de educar os seus filhos.


TF - E a educação religiosa?
Dom Rafael - É a família também a primeira que deve dar a educação religiosa aos filhos, mas é positivo o acordo entre a Igreja e o Estado. Nele há um artigo que fala da obrigatoriedade do ensino religioso nas escolas primárias. Uma educação religiosa pluralista: os católicos, com professores católicos, os judeus, com professores judeus, os evangelistas, professores evangelistas. Mas hoje com tantas seitas, não sei como terá um professor para cada uma delas. Se as escolas têm aulas de inglês, de chinês, de piano, por que não podem ter a opção de escolher a opção religiosa, que é muito mais significativa no contexto geral do Brasil do que estudar piano, por exemplo?


*Entrevista publicada no Jornal Testemunho de Fé – Edição 14 a 20 de agosto


Fonte: www.arquidiocese.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário